Entrevista: Victor Lymberopoulos, do Mídia Publicitária

Conversamos com o fundador e editor chefe de um dos maiores blogs de comunicação do país

“Qual o tamanho dos seus sonhos?” 

Victor Lymberopoulos, é estudante e mesmo sendo jovem, possui um dos maiores cases de sucesso na blogosfera brasileira: O Mídia Publicitária, site que em menos de um ano, já se tornou referência para estudantes, profissionais e docentes da área de comunicação. Victor é humilde e extremamente simpático, coisa que falta em muito blogueiro que não tem nem metade do seu talento. Confira a entrevista!

SMN: Olá Victor, obrigado por aceitar nosso convite. O Mídia Publicitária, em menos de 1 ano, se tornou um dos maiores blogs de comunicação do país. Fale um pouco para nós, como surgiu a ideia de criá-lo.
Victor: O Mídia Publicitária surgiu com a ideia de proporcionar aos estudantes uma forma diferente de aprender, se tornando uma extensão da própria faculdade, pois muitos universitários sentem a necessidade de entender mais sobre o que eles irão encontrar futuramente.

SMN: E todos os blogueiros são estudantes?
Victor: Sim, todos são estudantes de publicidade, jornalismo ou relações públicas. (Somos 25 no total)

SMN: Não acha que por mais dedicados e estudiosos que sejam os estudantes (blogueiros), em alguns casos, uma pessoa com experiência possa oferecer um conteúdo mais “maduro” tendo em vista que a vivência profissional acumula conhecimentos específicos, que não se aprende na faculdade? Coisas do “mundo real”? Isso chega a ser uma “deficiência” no site? Ou é um diferencial?
Victor: Nós sabemos que profissionais mais velhos tem uma bagagem cultural maior que a nossa, mas temos o diferencial de sermos jovens e não existir barreira quando se tem força de vontade. Por isso, pesquisamos muito sobre algum assunto para não deixar nada defasado e poder suprir essa necessidade de bagagem cultural. Outra solução que encontramos foi fazer entrevista com profissionais da área.

SMN: Quais fatores você considera que levaram o Mídia Publicitária a ser um canal de sucesso para o setor?
Victor: Desde o início eu prezei muito o relacionamento com os usuários, e acredito que esse foi um grande fator que nos ajudou. Além, claro, do conteúdo que criamos, dedicação que tivemos e o espírito visionário de muitos do site.

SMN: Como se sente quanto ao fato do Mídia ser um dos blogs mais respeitados e influentes do setor?
Victor: Não consigo transportar para palavras o que sinto, é algo diferente, prazeroso. Toda vez que recebo elogios do site ou quando ganhamos algum prêmio, fico anestesiado e sem reação. Mas fico muito feliz em saber que o trabalho de um ano vem dando certo e está sendo recompensado. Hoje, sou convidado para palestrar no Brasil inteiro e o case do Mídia Publicitária sempre é bem aceito por todos. Felicidade é a palavra mais adequada, mas não a exata.

SMN: Ainda falando sobre influência, é uma responsabilidade e tanto ser um “formador de opiniões”, como funciona a “preocupação” do blog em relação ao conteúdo de qualidade? Existe uma aprovação/moderação de todo o material publicado?
Victor: Como trabalhamos com jovens sem uma opinião concreta, temos o dever de mostrar o que é certo e errado ou dar a chance para eles decidirem. Isso é meio complexo, mas conseguimos trabalhar bem com isso, pois temos uma equipe que escreve e outra que revisa para não ter problema.

SMN: Fale um pouco sobre as estratégias que encontraram para tornar o mídia tão conhecido (ou isso é “segredo de estado”, risos)?
Victor: Tudo que é bom deve ser falado (ou quase rs). Usamos muito do relacionamento e somos muito fieis as redes sociais, da qual trás 30% do tráfego de nosso site.

SMN: A fan Page de vocês também é muito popular, já passa dos 100 mil likes. Fale um pouco sobre ela.
Victor: A fan page foi outra parte do Mídia Publicitária que deu certo, tanto ela como a página Publicidade e Propaganda da Depressão. Utilizamos a página para servir como referência em publicidade, sempre postando peças publicitárias, curiosidades, notícias e assuntos do site.

SMN: No Brasil, o meio digital cresce cada vez mais, mas as mídias off-line ainda existem e continuam fortes. Como acha que será o mercado de comunicação do país em alguns anos?
Victor: A mídia off-line NUNCA vai sair de cena, até porque as pessoas vivem fora da internet mesmo que pouco. É obvio que o mundo digital irá ficar muito maior com a vinda dos tablets, a publicidade será redesenhada em alguns aspectos, mas ainda acredito no mundo off. Gosto muito quando se tem a união entre os dois, à ação fica mais completa e encantadora.

SMN: E o mercado de mídias sociais?
Victor: Sinto que é a profissão do futuro. Muitos estudantes estão conectados 24 horas e acreditam que ficaram bem trabalhando nessa área. Tenho um pouco de medo disso, pois muitos acham que cuidar de redes sociais é simples e prazeroso, mas não conhecem o lado “negro” que envolve números, noites sem dormir, entre outras. Enfim, o mercado ainda tem muito que crescer e acredito nos profissionais que estão surgindo dessa área.

SMN: Recentemente vocês lançaram uma revista com o nome do blog, fale-nos sobre esse projeto.
Victor: A revista Digital do Mídia Publicitária é outra forma que encontramos de atingir nosso público. Tentamos abordar temas que não colocamos no blog, deixando um conteúdo exclusivo nele, como entrevistas, pensamentos, séries de estudantes e afins. Tivemos um bom retorno, chegamos a 10.000 views e 5 mil downloads, um nível alto para a primeira edição. A primeira edição foi tão boa que teremos a segunda em breve.

SMN: E os rumos do mídia publicitária? Quais os planos para o futuro?
Victor: Nós estamos tentando dar um ar mais profissional para o site, estamos com planos enormes e procurando soluções para viabilizá-los. Se tudo der certo, o site terá loja virtual, fórum de discussão para publicitários, a revista, o site e mais algumas coisas que são surpresas.

SMN: Para terminar, gostaríamos que deixassem duas mensagens, uma para os estudantes de comunicação, nossos futuros profissionais, a outra, para quem possui um blog ou uma fan Page e quer se destacar nesse meio.
Victor: A primeira mensagem é:

“Qual o tamanho dos seus sonhos?”

A esperança e a confiança sempre foram as maiores motivações existentes dentro de um ser humano, pois é o deixa com a sensação de que tudo é possível, e isso o ajuda a alcançar seus objetivos. Então, acredite nos seus sonhos e não deixe que ninguém jogue pedras em seu caminho, caso não conseguir, junte as pedras uma em cima da outra e suba até o ponto mais alto. Ninguém é feliz querendo prejudicar o outro, então foque-se no que é seu e não desista.

A segunda:

“Você precisa acreditar em você mesmo antes de querer se vender para os outros.”

Digo isso porque muitas pessoas tentam me vender a ideia de um novo blog revolucionário e no fim me diz que só fará se eu ajudar a divulgar quando criar. Galera, isso não existe. Vocês precisam acreditar em vocês, e se realmente for boa, a divulgação acontecerá naturalmente. O Luis Bei (dono desse site) pode confirmar isso para vocês. Confie em si mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *