Como o departamento de relações públicas pode ajudar no SEO de seu site

5 maneiras de utilizar as Relações Públicas para ajudar no SEO (search engine optimization)

Envolver outros setores em sua estratégia de SEO pode às vezes causar muita confusão, mas um departamento de relações públicas pode ajudar na otimização de SEO, e muito!
O setor de relações públicas, muitas vezes tem algumas conexões de alto nível e utiliza alguns caminhos diferentes para ajudar você a ganhar visibilidade, por isso é importante aproveitar ao máximo as intervenções que esse departamento tem a oferecer para melhorar o SEO.

É importante primeiro entendermos o que realmente são as relações públicas e como elas funcionam na parte online. Basicamente, um departamento de RP é encarregado de criar relações e conexões com diversos públicos, incluindo grandes publicações, formadores de opinião, veículos e outras empresas que podem oferecer publicidade (e não propaganda) para uma empresa. Entre suas diversas responsabilidades, vem o trabalho online. A seguir, algumas maneiras que esses profissionais podem ajudar (e muito) o seu SEO:

Conexões
O trabalho do RP é encontrar meios de comunicação para promover algo, e estes meios de comunicação muitas vezes são grandes publicações e organizações. Se você pode falar com alguém que tem uma ligação a uma empresa de seu segmento ou um veículo direcionado, você tem boas chances de conseguir seu link no site dessa empresa/veículo, desde que esse alguém se relacione bem com eles. Esse alguém, é o RP.

Experiência em conteúdo
RP’s geralmente têm um bom “senso” de timing em relação à mídia. Podem escrever com facilidade um texto de fácil viralização. Basicamente, eles tem o repertório necessário para criar o conteúdo certo no momento certo e sabem o que o público quer. O Profissional de RP pode rever todo seu conteúdo e otimiza-lo para leitura sem perder as características da otimização nas buscas. Sem falar que conteúdo relevante sempre é bom para aumentar sua credibilidade com os robôs do Google.

Tráfego e visibilidade nos releases
Aqui, ambos se beneficiarão. Quando se trata de obter o tráfego no site, utilizando press releases diferentes e usando as palavras corretas, você terá ótimos resultados. O RP vai te ajudar criando conteúdo dirigido e você pode ajuda-lo inserindo palavras chaves nos lugares certos. Isso melhora o fluxo do site e melhora os resultados de RP, pois o objetivo deles, é divulgar os diversos releases.

Reputação
Ao anunciar em seu site o fato de que sua empresa foi mencionada em uma publicação grande, é provável que outros grandes sites e portais também irão mencionar essa matéria, gerando bons backlinks. Com releases bem elaborados pelo setor de relações públicas, é muito mais fácil ser encontrado por portais de notícias, agências de clipping, etc.

Mantendo Conexões
Muitas pessoas têm o mau hábito de trabalhar com alguém (seja um site parceiro ou um veículo de notícias) uma, duas vezes e depois “esquecer” esse relacionamento, tendo em vista que já ganhou o backlink. A verdade é que, mantendo um relacionamento estreito com esses sites/portais, seu site irá ganhar visibilidade a longo prazo, o que é muito melhor que um simples link. O RP é especialista em manter contatos e isso irá garantir que você tenha uma relação longa e duradoura com os parceiros, garantindo os benefícios dessa relação para seu SEO.

Essas são só algumas características que um departamento de RP pode melhorar no SEO. Com certeza existem muitos outros motivos para o social media, o especialista em SEO e o relações públicas trabalharem juntos. Se sua empresa não possui um setor/profissional de relações públicas, você pode contratar consultorias externas. Lembrando que essa função (otimizar sites para motores de busca) não é necessariamente uma atribuição desses profissionais, mas com certeza uma equipe multi-tarefa pode ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *