Como fuciona uma Agência de publicidade e propaganda?

Se você está começando no mundo da publicidade e propaganda mas ainda não sabe como funciona uma agência, Hoje vou explicar de uma forma mais “Geral” sobre os setores e departamentos das Agências.

Uma Agência de Grande porte é dividida basicamente em 9 setores que são eles o Administrativo, Atendimento, Planejamento, Pesquisa, Criação, Mídia, Produção, RTVC e o Tráfego, agora vou explicar resumidamente sobre cada um deles.

Administrativo: É onde você encontra os departamentos de Administração geral, RH, Jurídico, serviços Gerais, etc.

Atendimento: É o setor responsável por fazer a ligação entre Cliente e Agência, quase sempre é o unico setor que tem contato direto com o cliente.
O atendimento é também responsável por levantar as informações do cliente e o que ele pretende fazer, a partir disso ele elabora um Briefing para passar para a equipe, o atendimento é a porta de entrada para novos negócios e projetos e também é quem representa a Agência para o cliente.

Planejamento: Recebe as informações do cliente que foram colhidas pelo Atendimento (Objetivos, orçamento, etc.) e traça o plano de marketing que deverá ser seguido para se atingir tais Objetivos do cliente.

Pesquisa: Procura e fornece as informações necessarias para o pessoal do Planejamento, informações sobre o Mercado e os concorrentes, é aqui que nasce o Roteiro de uma campanha.

Criação: E é neste departamento que muitos estudantes de PP querem trabalhar, a criação é responsável por criar e elaborar as idéias para as peças e campanhas.

Mídia: Tem como objetivo selecionar os veículos de comunicação mais adequados para atingir o Target (público-alvo) da empresa nos momentos certos. Realiza negociações e monta os mapas de mídia.

Produção: Na produção é onde se materializa toda parte gráfica impressa, depois de tudo pronto, revisado e conferido a produção faz os orçamentos e acompanha o trabalho junto as gráficas para a produção de Fotolitos, impressões e etc.

RTVC: É a singla para rádio, tv e cinema, se a Produção cuida do material gráfico impresso, o RTVC é o responsável pela parte de mídia, gravação e edição das campanhas direcionadas a esses tipos de Veiculos de comunicação (Rádio, Tv e Cinema).

Tráfego: É responsável por organizar o fluxo de trabalho, encaminhar orçamentos, coodernar a saída de arquivos e também garantir um funcionamento ágil e eficiente dos departamentos da agência.

Essa é a estrutura de uma agência mais completa, de maior porte, mas nem todas são exatamente assim, muitas agências de menor porte trabalham apenas com os setores de Atendimento, Planejamento, Criação e Mídia.

Quer saber informações detalhadas de como funciona cada setor da agência? Como é o dia a dia de cada departamento ? então fiquem ligados aqui no Social Media News que em breve irei postar como funciona o fluxo de trabalho de cada departamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *