10 tendências de marketing digital para 2019 você deve saber

À medida que as tendências digitais evoluem a cada ano, os profissionais de marketing devem estar sempre atentos às mudanças, a fim de se adaptar facilmente às tecnologias emergentes e permanecer à frente no mercado. Isso os ajudará a obter vantagem competitiva e a desenvolver novas maneiras de expandir seus negócios, gerar leads e melhorar o relacionamento com os clientes existentes.

Com base no artigo de tendências de marketing digital que desenvolvemos no ano passado, 2018 foi o ano do aumento da realidade aumentada, conteúdo de vídeo, pesquisa por voz e marketing de influência … E agora que 2019 está chegando, você pode se perguntar “o que o próximo ano tem para mim?

Para ajudá-lo a determinar a direção da trajetória em 2019, listamos 10 tendências de marketing digital que você pode aproveitar para melhorar sua estratégia de marketing e alcançar um resultado desejado.

  1. Pesquisa por voz
    A busca por voz está, sem dúvida, aumentando em popularidade. Até 2020, 50% de todas as consultas serão baseadas em voz de acordo com o Comscore.

Há basicamente dois tipos de pesquisa por voz: aqueles implementados por palestrantes inteligentes, como Alexa, Apple Homepod, Google Home e Cortana, da Microsoft, que dão aos usuários respostas imediatas de voz para suas perguntas e aquelas instaladas em computadores de mesa e smartphones como Siri e Google Assistant, que exibem resultados de pesquisa escritos.

As principais marcas estão pensando em como cumprir suas promessas usando dispositivos habilitados para voz porque são acessíveis e oferecem mais recursos do que nunca, enquanto mais visitantes estão usando a pesquisa por voz para interagir com essas marcas.

As empresas também devem concentrar seus esforços de divulgação no uso de otimização de mecanismo de voz. Os profissionais de marketing devem usar um SEO de linguagem mais natural para criar conteúdo de acordo. Isso exige que eles pensem o que o público-alvo pode usar em suas consultas de voz, além de se concentrarem em palavras-chave de cauda longa, pois os pesquisadores provavelmente serão mais específicos ao fazer uma pergunta. Por exemplo, em uma pergunta, um comprador pode solicitar informações sobre tempo, preço, localização e outros detalhes que soem pesados ​​para consultas de pesquisa escritas.

Como resultado, os profissionais de marketing podem aproveitar essas oportunidades para fornecer conteúdo específico mais direcionado, o que leva a um aumento nas taxas de cliques.

  1. Bate-papo mais inteligente
    Os chatbots têm aumentado nos últimos anos e ainda persistem em 2019. De acordo com a Grand View Research , 45% dos usuários finais preferem usar o Chatbots como um dos principais meios de comunicação no atendimento ao cliente.

Os chatbots desempenham um papel fundamental na melhoria da experiência do cliente e permitem que os profissionais de marketing se envolvam melhor com seu público – sem realmente fazer muito. Eles oferecem assistência em tempo real ao usuário, suporte dedicado e interações proativas, onde fazem perguntas para entender o problema real.

Por exemplo, um visitante que desembarca em um site é contatado pelo chatbot e solicitado a solicitar assistência ou obter mais informações sobre o produto. Se ele selecionar a primeira opção, ele será encaminhado a um representante para obter ajuda e, se ele escolher a segunda opção, ele receberá uma série de perguntas automáticas ou será redirecionado para o blog ou página de perguntas frequentes.

Outra tendência crescente é o Whatsapp Business Messaging, que se tornou um dos aplicativos de mensagens mais usados ​​no mundo, de acordo com a Statista . Além disso, não está mais restrito ao uso pessoal; as empresas estão usando o aplicativo diariamente para suas atividades diárias.

Espera-se que o tráfego de mensagens duplique até 2019. Isso é impulsionado pelos aplicativos Over-The-Top ou OTT de mensagens superiores, passando de 31 trilhões de mensagens em 2014 para mais de 100 trilhões até 2019 globalmente.

  1. Micro Momentos
    À medida que mais usuários estão processando suas atividades on-line usando seus smartphones, os profissionais de marketing continuam aproveitando os micromomentos para atrair a atenção do público e cumprir suas decisões instantâneas.

Sempre que um cliente procura alguma coisa, procura uma loja próxima, quer finalizar uma tarefa ou fazer uma compra, os profissionais de marketing podem aproveitar esses tipos de microclismos para criar conteúdo e publicidade direcionados.

Micro Momentos

Para que os profissionais de marketing consigam usar micro-momentos, eles devem entender as práticas básicas de cada um. Tomemos por exemplo o “eu quero-ir-momentos”. As lojas físicas podem aproveitar esse momento capitalizando as pesquisas “perto de mim”, que cresceram 2X entre 2016 e 2017, de acordo com o Google. Isso exige que as lojas otimizem seus locais em seus websites ou aplicativos. Além disso, eles podem ir além disso, criando anúncios para a localização de sua loja ou produtos populares para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca e alcançar seus clientes no momento apropriado.

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