Como criar e divulgar uma página no Facebook – Parte I 11


Dicas para ter uma boa página no Facebook

Parte I

Uma página (ou fan page) no facebook do seu negócio é uma opção muito barata e, se usada da forma correta, pode trazer enormes benefícios para seu empreendimento!
Muitas pessoas tem dúvidas de como criar e administrar uma página no facebook. Lembrando que uma página não é um perfil, você cria uma página e a administra do seu perfil do facebook. E pode inclusive, adicionar outros administradores.
Segue um passo-a-passo de como criar uma página de negócios no facebook, além de algumas dicas no final.

Vá no menu da esquerda em “páginas e anúncios” e clique no botão “criar uma página”, conforme a figura.

 

Print Screen Facebook - Criar Página

 

Agora você deve escolher qual o tipo de página. Isso na verdade não influencia na questão de aplicativos ou recursos disponíveis, apenas na exibição da página. Vamos escolher negócios locais, mas você deve escolher conforme seu segmento. Preencha o endereço, concorde com os termos e continue.

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Escolha uma foto que pode ser seu logo ou algum produto/serviço que seu negócio ofereça. Não esqueça que você deve possuir os direitos dessa imagem, portanto cuidado ao usar imagens do Google.
Edite a descrição de sua página. Evite textos institucionais muito longos! Faça uma descrição curta, criativa e objetiva que desperte o interesse do leitor. Destaque a exclusividade do seu produto/serviço. Não esqueça de redirecionar para seu site oficial.

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Agora é uma etapa muito importantee deve-se ter atenção. Uma vez definido o endereço web do facebook, você não pode voltar atrás! Portanto, escolha um nome de fácil memorização e evite palavras difíceis de digitar. Tente ser o mais específico possível, para as pessoas te acharem com facilidade. Por exemplo, Se a empresa “comércio de pneus João da Silva” é mais conhecida como “borracharia do alemão”, deve-se usar o nome que ela é mais lembrada/falada pelos clientes. Se você está na dúvida, espere, pense , peça opiniões e só então defina o nome.

Pronto! Sua página está criada! Agora você irá aprender algumas dicas para administrar e atrair fãs! Quando você é um administrador, antes da imagem de perfil e do cabeçalho da timeline, aparece essa guia de administração:

 

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O facebook fará um breve tour com dicas para sua página. Agora você deve terminar de completar as informações, como horário de funcionamento, uma descrição mais completa, o upload da imagem da cabeceira (timeline) a upload de alguns álbuns, com seus produtos/serviços, preços e valores (varia da estratégia do negócio, mas normalmente é interessante colocar os preços), etc.
Feito isso, vamos ao que interessa: Tornar a página conhecida!

Existem duas formas de atrair pessoas: Convidando seus contatos e por anúncios (pagos). Qual é melhor? Os dois são ótimos. Nesse post vamos falar sobre divulgar para seus contatos, afinal é uma solução com investimento zero e retorno aceitável. A divulgação paga é muito boa, principalmente pela possibilidade de segmentação, no próximo post, falaremos mais sobre ela.

Convidando seus contatos

Na aba “construir público”, temos as opções de:
Convidar contatos de e-mail. Onde você exporta um csv do seu serviço de e-mail e convida sua lista de contatos;
Convidar amigos. Aqui você convida seus contatos do facebook (irá aparecer uma notificação para eles: “fulano convidou você para curtir a página xyz dele”);
Compartilhar página.Você simplesmente publica a página no seu mural, e sua rede irá ver. Uma dica é fazer isso e marcar quantos amigos você conseguir no post. Aumentará o alcance da sua mensagem pois os amigos dos seus amigos também poderão ver. Na hora de divulgar sua página você deve ser chato e persuasivo, mas SOMENTE COM SEUS AMIGOS, nunca com o cliente que você não conhece!

- Ok, eu convidei todos meus amigos, publiquei na timeline de muita gente e tudo mais, e agora?
Agora você deve continuar sendo chato. A partir de 30 likes, sua página já poderá gerar relatórios de alcance e aceitação das publicações. Esses relatórios são MUITO úteis para o planejamento do próximo passo, que são os anúncios pagos.

Enquanto não vamos para os anúncios pagos, como eu dizia, devemos ser chatos. Se você tem 500 amigos e somente 40 curtiram sua página, não pense que é porque ninguém gosta de você! Isso é normal. Agora é sua vez de ver quem ainda não curtiu e ser chato com eles! rs
Pronto, digamos que dos seus 500 amigos, 250 já curtiram sua página. É um bom número. Se não chegou lá… continue sendo chato e convidando quem não curtiu!

O próximo passo, é uma dica muito valiosa, pois apesar de um pouco trabalhosa, ela é gratuita e você pode segmenta-la de uma forma bem interessante. Digamos que o Restaurante Teste seja uma casa especializada em massas. Como atingir meu público alvo? Através de grupos! Ingressamos no grupo “amantes de lasanha” por exemplo, e (se for um grupo moderado) pedimos autorização para o moderador para divulgar a página lá dentro. Nesse caso estamos lidando com um número relativamente baixo, porém, 100% das pessoas dali são nosso público alvo! Pouquíssimos veículos de comunicação tem um relacionamento tão específico com o público-alvo. ATENÇÃO, Essa dica é interessante depois que você tiver um número razoável de seguidores, pelo menos 100, 200, e um conteúdo bacana também. Ninguém irá curtir uma página com 10 likes, sem fotos, endereço, etc.

Tenha um diferencial

Nosso Restaurante Teste possui o diferencial de taxa de entrega grátis para zona norte e centro de SP. Ótimo, tudo que for um plus deve ser divulgado nesses posts dentro dos grupos. O cara gosta de massa, mas o que irá fazer ele se interessar pelo MEU restaurante, especificamente? Devemos ter em mente que é uma ótima estretégia mas é meio que uma única chance, se você fizer besteira, o efeito será contrário, e sua marca/negócio será prejudicada. Portanto, nos grupos, você nunca pode “ser chato” para curtirem a página, como você é com seus amigos!

Continue chamando seus amigos e ingressando em grupos e divulgando sua página. Esse processo deve ser contínuo.
Agora, é só manter uma periodicidade de posts, e se preocupar com postagens interessantes para serem compartilhadas por seus seguidores e sua página ser cada vez mais curtida. Lembre-se, uma publicação de uma página com apenas 100 seguidores, matematicamente falando, tem potencial de atingir 9 milhões de pessoas! Portanto, capriche em cada uma delas, e boa sorte!
(caso queria utilizar esse conteúdo, não esqueça de citar nosso blog!)

CLIQUE AQUI PARA A SEGUNDA PARTE DO POST! COMO CRIAR UM ANUNCIO.


sobre Luis Bei

Professor de marketing digital. Community manager de uma das maiores empresas de TI do país. Publicitário, entusiasta de tecnologia, informação e game thinking. Adora vídeo games, embora não tenha muita habilidade para eles e é baterista nas horas vagas.


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